Skip to Content

11
setembro

Por que nossos olhos incham?

Podemos ficar de olhos inchados por vários motivos. Vamos conhecer alguns deles?

Muitas vezes, acordamos de olhos inchados devido o líquido extracelular produzido por nosso organismo. A substância transparente, que tem função de levar nutrientes e oxigênio às células, é distribuída de acordo com a posição do corpo. Ao deitarmos, se espalha, concentrando-se principalmente na região dos olhos. Por isso, ao acordarmos após algumas horas de sono, as pálpebras e, às vezes, o rosto todo estão inchados.

Se dorme de lado, é possível que a parte da face sobre o travesseiro amanheça com volume maior, pois o líquido vai se acumular nessa parte. Mas não se preocupe, os movimentos que faz ao longo do dia e a força da gravidade ajudam a distribuí-lo novamente pelo corpo.

Quando choramos nossos olhos também podem inchar e isso acontece, pois as lágrimas são como soluções salinas secretadas por glândulas (lacrimais) próximas dos olhos. No dia-a-dia este líquido tem a importante função de lubrificar nossos olhos evitando o ressecamento e protegendo contra micróbios.

Durante o choro, a lágrima liberada é diferente daquela de lubrificação diária: ela é menos salgada. Ao chorar nossos olhos são inundados por uma lágrima menos salina e isso causa uma incompatibilidade com os fluidos mais salgados do olho e do resto do corpo. Isso é um resultado do líquido mais salgado dos nossos olhos “atraírem” as lágrimas emocionais. Os tecidos em torno dos olhos se tornam inchados por essa água, causando o inchaço nos olhos. Chorando, os músculos dos olhos e da face enrijecem, aumentando o inchaço.

Os olhos podem tornar-se ainda mais irritados se esfregá-los enquanto estamos chorando, provocando vermelhidão e inchaço extra da pele delicada e fina. Nossos olhos são irrigados por muitos vasos sanguíneos minúsculos, normalmente, quase invisíveis na parte branca do olho. O “vermelhão” acontece quando o atrito de esfregar os olhos ou até mesmo a salinidade dilata (amplia) esses vasos tornando-os mais visíveis do que o normal.

Uma compressa fria pode ajudar a reduzir o inchaço, pois reduz a dilatação dos vasos sanguíneos (que causa vermelhidão) e também o inchaço dos tecidos em volta dos olhos.

Comente